5 dicas para se preparar para o vestibular

Chegou a hora da sua preparação para o vestibular, muitas disciplinas para revisar, vestibulares diferentes, dificuldades maiores em determinados conteúdos e você não sabe por onde começar. Quase todas as pessoas que já se formaram no ensino superior passaram por esse processo antes de verem os seus nomes na lista de aprovados de alguma faculdade. Então, precisaram de orientações e dicas a fim de se organizarem da melhor forma, uma vez que queriam garantir o melhor desempenho nos exames da universidade de sua escolha. 

Pensando nisso, você precisa tomar a decisão de organizar os seus estudos e se dedicar ao que for planejado, porque só assim será possível alcançar esse objetivo tão almejado pelos vestibulandos: a aprovação. Para o ajudar, nós do Curso Anglo separamos neste texto algumas dicas que farão toda diferença na sua jornada rumo ao ensino superior se colocadas em prática. 

Leia as próximas linhas e descubra o que você precisa para se dar bem ao realizar as avaliações que são o passaporte para o início da faculdade! Vamos lá? 

É muito difícil passar no vestibular? 

Antes de apresentarmos as dicas, precisamos falar sobre um assunto que domina a mente dos estudantes: o medo do vestibular. Pode parecer uma tarefa muito difícil passar no vestibular, mas a verdade é que não precisa ser assim. Não estamos falando que é algo simples e que basta querer para conseguir entrar na universidade, entretanto algumas coisas podem ser consideradas por você para tornar menos difícil essa travessia até a aprovação.  

  • A sua preparação está adequada às exigências das provas? 
  • Você tem dado o seu melhor todos os dias na rotina de estudos? 
  • Como tem identificado e lidado com as suas fragilidades de conteúdo? 
  • O seu emocional está saudável? 
  • O que você está aprendendo com os seus erros?
  • Você faz curso pré-vestibular

A preparação para o vestibular é determinante na hora da prova, inclusive, influenciará na sua percepção sobre ela. Caso você esteja se sentindo confiante, tranquilo e tenha consciência que fez o seu melhor ao longo do ano, temos certeza de que o seu desempenho irá impressioná-lo. Passar no vestibular pode sim ser muito difícil devido à concorrência existente para conquistar uma vaga; porém você pode, sim, facilitar a sua vida com as ações certas. 

Siga por aqui e descobrirá o que não pode faltar no seu planejamento para ser aprovado no vestibular. Isso é o que preparamos no próximo tópico! Vamos lá? 

O que é preciso para passar no vestibular? 

Algumas estratégias são fundamentais para passar no vestibular, por esse motivo separamos 5 dicas que farão muito diferença para o seu desempenho nos estudos. 

  1. Conheça os editais: antes de qualquer coisa, é importante que você leia com atenção e entenda os editais dos vestibulares que irá prestar com intuito de compreender como será possível organizar a sua rotina. No Curso Anglo, é possível encontrar o calendário e os editais de muitas instituições de ensino superior acessando o AngloBox
  2. Elabore um cronograma de estudos: não tem como ter um bom rendimento sem planejamento, você pode cumprir essa etapa com a elaboração de um cronograma de estudos, nele deve conter os horários de estudo e as atividades comuns do seu dia a dia. Além disso, algo muito importante é que seja separado também um tempo para descanso porque, como já falamos em outros textos, descansar aumenta muito a retenção dos assuntos estudados. 
  3. Treine redação: alguns estudantes se dedicam, estudam muitas disciplinas, fazem e cumprem o cronograma que elaboraram, porém deixam para depois algo muito importante: a redação. Entretanto, a produção textual possui peso significativo na formação da nota da maioria dos vestibulares, por esse motivo precisa ser considerada como algo tão essencial quanto matemática. 
  4. Estude com outras pessoas: uma das coisas mais eficientes para aprender é ensinar, logo, quanto mais compartilhar com outras pessoas os conteúdos que estiver aprendendo maior será a apreensão de tudo que tem estudado. 
  5. Realize provas antigas e simulados: além de ter contato com os editais, outra ação muito eficiente é resolver as avaliações de anos anteriores e simulados, principalmente, os elaborados por um curso pré-vestibular

Na sua preparação para o vestibular, colocar essas dicas em prática deixará mais elevado o seu domínio do conteúdo e, consequentemente, a sua autoconfiança. Uma outra coisa que pode ser feita é somar a essas práticas cotidianas aulas de revisão de tudo que foi estudado durante o ensino médio, um curso pré-vestibular tornará toda a sua jornada menos complicada. Desse modo, se tiver a oportunidade não deixe de se matricular em um cursinho para aproveitar alguns benefícios: 

  • ferramentas e materiais atualizados; 
  • ajuda para organizar a rotina de estudos e esclarecimento de dúvidas; 
  • possibilidade de simular o dia da prova em um ambiente e tempo controlados; 
  • estratégia de estudo individualizada e adequada aos seus objetivos;
  • estrutura de atendimento pedagógico e psicológico que apoie o aluno na escolha de sua carreira e o acolha em momentos de dificuldade.

Qualquer instituição oferece essas vantagens? Sem dúvidas, a resposta correta é não, mas o Curso Anglo oferece isso e muito mais em suas unidades. Escolher um curso pré-vestibular que se preocupa não só com o seu resultado no vestibular, mas também com a sua saúde mental certamente será um fator determinante para conquistar a tão sonhada aprovação. Não deixe de ler os outros textos publicados no Blog Anglo

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

5 motivos para fazer simulados

Podemos afirmar que para ser aprovado nos maiores vestibulares do país é necessário praticar muito. E nada melhor para essa tarefa do que realizar avaliações anteriores.

Leia mais

8 dicas para manter o foco nos estudos

Focar nos estudos para o vestibular nem sempre é fácil, principalmente, quando não foi construída uma rotina adequada. Assim, muitos vestibulandos têm dificuldades para manter....

Leia mais

5 dicas para ir bem no Enem 2022

O ano do Enem 2022 chegou e, junto a isso, cresce a preocupação com a preparação que precisa ser feita até o dia da prova. Alguns vestibulandos analisam as suas possibilidades de aprovação...

Leia mais

Como as fake news podem afetar os estudos?

Fake news tem relação com os estudos? Sim, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural e apoiar-se em fake news, pode prejudicar significativamente

Leia mais

Como ingressar na Unesp?

As opções de ingresso para a Unesp são por meio da realização das provas do seu vestibular tradicional e pelo processo seletivo Unesp-Enem.

Leia mais

Como ingressar na Unicamp?

A UNICAMP é considerada uma das melhores universidades da América Latina, segundo o resultado publicado pelo ranking latino-americano do THE.

Leia mais

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais