5 livros que todo vestibulando deveria ler
Postado 12 de outubro de 2022
Escrever uma redação nota mil envolve diversos fatores como habilidade argumentativa, domínio da norma padrão do português e, por último, mas não menos importante, ter um bom repertório sociocultural. Uma dúvida muito recorrente entre os pré-vestibulandos é: afinal, como construir um repertório sociocultural significativo?
A melhor fonte de seleção dos conteúdos para incluir em sua argumentação, sem dúvidas, são os livros. Inicialmente é importante ressaltar que existem algumas obras escolhidas que podem o favorecer na hora da escrita ao usá-las como livros para repertorio sociocultural. Assim, podemos dizer que os melhores livros para redação são, principalmente, as obras literárias estudadas ao longo do ensino médio ou livros das listas de vestibulares.
Além disso, clássicos da literatura brasileira como Machado de Assis e Graciliano Ramos são sempre muito bem-vindos e um acerto, mas isso não quer dizer que são as únicas possibilidades de repertório sociocultural para alcançar a tão sonhada redação nota mil. É possível variar e escolher outros gêneros literários, obras contemporâneas ou de escritores que não sejam os convencionais e já muito conhecidos dos pré-vestibulandos. Se você ficou interessado e deseja descobrir quais são as opções de livros para citar na redação, confira as dicas que preparamos para você. Boa leitura!
Quais livros devo ler para vestibular?
Um grande mito a respeito da redação nota mil tem relação com a ideia bastante comum entre os estudantes de que há conteúdos mais valorizados, os quais teriam a ver, principalmente, com citações de grandes filósofos consagrados ou livros clássicos da literatura mundial. Mas na realidade não é bem assim. No Enem, por exemplo, não existe um repertório sociocultural superior a outro, desde que o seu repertório esteja bem articulado, de acordo com a sua argumentação e, também, com a proposição temática, é legítimo. Isto é, esse conjunto de conhecimentos culturais que você pode utilizar em sua redação varia bastante e vai de filmes ou trecho de uma música até, sobretudo, livros.
Por outro lado, alguns livros para citar na redação são mais interessantes do que outros porque levantam questionamentos e reflexões acerca de problemas que permeiam a sociedade, o que pode facilitar muito mais o desenvolvimento de uma argumentação consistente. A seguir, separamos alguns títulos de melhores livros para redação.
- A Falência — Júlia Lopes de Almeida: o romance do século XIX entrou recentemente na lista de leituras obrigatórias da Unicamp, mas as produções literárias da escritora em questão foram canônicas num passado não tão distante. Redescoberta pelos estudiosos de literatura recentemente, a obra que tem por foco a retratação do lugar e do papel da mulher na sociedade brasileira do século XIX, limitada à vida caseira e familiar, pode ser uma excelente opção de livros para citar na redação. A forma como a vida amorosa da mulher é retratada também é colocada em perspectiva pela autora, o que permite ao leitor traçar diversos paralelos entre a condição das mulheres do final do século retrasado com a condição feminina na atualidade, tornando a obra uma excelente opção dentre os livros para repertorio sociocultural.
- Insubmissas lágrimas de mulheres — Conceição Evaristo: dentre a possibilidade de livros para citar na redação, o livro de contos de uma das mais importantes vozes negras brasileira, a consagrada autora Conceição Evaristo, é mais uma excelente opção. Dividido em contos com nomes de mulheres, cada conto narra histórias reais de negras periféricas, assim a realidade foi transformada em ficção pela autora. Conceição conversou com cada uma das protagonistas reais e narrou a história de vida delas com um toque poético, de modo a evidenciar toda a solidariedade feminina das mulheres que são expostas às situações mais brutais. As protagonistas revelam uma capacidade imensurável de sobrepujar situações árduas e criar meios de resistência a despeito de estarem expostas a uma realidade hostil. Por retratar a realidade brasileira, esse está dentre um dos melhores livros para repertorio sociocultural.
- O Homem Cordial — Sérgio Buarque de Holanda: o capítulo “O Homem Cordial”, do livro “Raízes do Brasil”, define a síntese do caráter de grande parte da elite, e, por extensão, do povo brasileiro: a hipocrisia dissimulada. O historiador e sociólogo Sérgio Buarque expõe a falsidade que rege as relações sociais e como a simpatia, marca registrada dos brasileiros, esconde uma face obscura de desdém e ódio às minorias. Uma leitura bastante atual e necessária que pode nos ajudar a entender como se dão as relações no Brasil. Por fazer uma síntese de como se dão as interações entre os diferentes no Brasil, esse livro certamente está entre os melhores livros para redação para quem almeja escrever uma redação nota mil.
- Maus — Art Spiegelman: uma das HQs mais aclamadas de todos os tempos e vencedora do prêmio Pulitzer, “Maus” é a comovente história de uma família que sofreu com os horrores do Holocausto nazista. Um verdadeiro épico em quadrinhos que individualiza o sofrimento e mostra como os horrores do nazismo destruíram de forma irreversível muitas vidas e sonhos, além de reduzir os judeus à condição de animais – retratados na obra como ratos. O autor da obra, Art, narra tudo o que seu pai viveu durante a Segunda Guerra mundial e as consequências de estar em campos de concentração. Sem dúvidas a leitura dessa HQ pode contribuir muito para uma visão mais humanista dos indivíduos, tornando-a um excelente repertório sociocultural.
- Contos de Machado de Assis: que obras clássicas são sempre boas opções de livros para repertorio sociocultural, todo mundo já sabe, mas você não precisa ler apenas romances. Contos, como “O espelho”, de Machado de Assis, que faz uma reflexão filosófica sobre a dualidade existente entre aparência e essência e “Pai contra Mãe”, escrita pelo mesmo autor, que expõe de forma sarcástica as mazelas do Brasil colonial, podem servir como fontes de inspiração para seu texto. Clicando aqui você tem acesso à obra de Machado na íntegra, inclusive aos contos mencionados.
Esperamos que você aproveite as dicas de melhores livros para redação que sem dúvidas o ajudarão a conseguir a tão sonhada redação nota mil. Até mais!