6 motivos para fazer cursinho pré-vestibular

Quem tem o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, sabe que não podem faltar disciplina e organização durante todo o processo de preparação, inclusive, no dia da prova. Isso porque os estudantes já sabem que cursos muito concorridos, poucas vagas nas instituições públicas, provas muito extensas, são alguns dos obstáculos encontrados durante o seu percurso até o ingresso no ensino superior. 

Por isso, uma rotina intensa de estudos, diferente daquela vivida ao longo do ensino médio, é estabelecida, algo que muitos vestibulandos não estão preparados para administrar sozinhos. Como auxílio na organização dos estudos, o cursinho pré-vestibular pode ser uma saída efetiva, uma vez que esse tipo de instituição oferece suporte e estrutura adequada para que você não perca o foco do seu principal objetivo.  

Se você está se preparando para os exames de vestibular, mas não sabe por que fazer um cursinho pré-vestibular pode ser o segredo para um bom desempenho, continue a leitura deste texto que nós do Curso Anglo separamos as principais razões de que estar em uma instituição como essa fará toda diferença no seu rendimento final. Acompanhe! 

Por que fazer um cursinho pré-vestibular? 

Por que fazer um cursinho pré-vestibular? Essa é uma pergunta que muitos estudantes se fazem, achando que encontram um ambiente muito similar ao que vivem ou viveram durante o ensino médio, porém quem pensa assim está enganado. Ao fazer um cursinho, são exigidos muito mais comprometimento e autonomia porque, diferente do colégio, não terá uma cobrança por meio de notas, correndo o risco de reprovação. É você que fará os seus estudos funcionarem, ou seja, sem uma verdadeira dedicação com uma rotina adequada dificilmente o ingresso no ensino superior se concretizará.  

Existem pessoas que estudam sozinhas e são aprovadas? Sim. Também existem pessoas que fazem cursinho, mas não são aprovadas. Isso porque estar em uma instituição potencializa o estudo, porém não faz milagre, dependerá muito da forma que você conduzirá a sua rotina. 

A fim de desconstruir essas ideias equivocadas, nós do Curso Anglo separamos os 6 principais motivos para o incentivar a se matricular num pré-vestibular presencial ou on-line, como o Anglo Play. Veja! 

  1. Criar uma rotina - você pode dizer que seria capaz de estabelecer uma rotina sozinho, entretanto será que a estruturação estaria correta? Em um cursinho pré-vestibular, é possível organizar os mínimos detalhes, além de já ter em mente que terá horários específicos para aulas e simulados, colocá-los no seu planejamento diário e elaborar um plano de estudos focado naquilo que realmente precisa melhorar. Esse tipo de instituição é um facilitador que agiliza a sua adaptação a rotina intensa de estudos necessária para conquistar a aprovação.
  2. Ter acesso a uma estrutura adequada - um ambiente com as condições necessárias para foco e concentração é essencial, seja em casa seja em um cursinho. Um ponto importante é que nem todo estudante tem como obter isso em casa, o que torna fundamental estar em uma instituição que ofereça o que for preciso para garantir tais circunstâncias, como o Curso Anglo quem vem proporcionando isso no decorrer nos últimos 70 anos. 
  3. Receber apoio pedagógico e psicológico - tanto na modalidade presencial quanto no Anglo Play, os vestibulandos possuem auxílio de professores capacitados, seja nas aulas seja no plantão de dúvidas, podendo consultá-los sempre que necessário a fim de aprenderem efetivamente os conteúdos necessários para os exames. Além disso, ainda na parte pedagógica, podem buscar ajuda na elaboração de um plano de estudos a partir das suas características estudantis, opção de curso e instituição para a qual prestará vestibular. Um outro ponto de vantagem é o acesso a profissionais da área de saúde mental que darão suporte nos momentos de dificuldade ao longo da preparação para as avaliações. 
  4. Utilizar material organizado e atualizado - outro ponto a ser considerado é que, apesar de a internet oferecer muito conteúdo e informação, nem sempre o vestibulando sozinho consegue organizar e pode cair na armadilha de confiar em informações erradas ou desatualizadas. Estando em um cursinho esse risco não existe, uma vez que cada um receberá um material didático já organizado e atualizado a partir das mudanças e descobertas de cada área do conhecimento.  
  5. Obter feedbacks constantes - às vezes estudar sozinho pode deixar o estudante perdido sobre o seu desempenho, por falta de alguma devolutiva ou base de comparação em relação a sua evolução. Em um curso presencial ou on-line, é possível realizar simulados com frequência que também contarão com redação corrigidas que poderão dar uma noção mais clara sobre os seus pontos fracos e fortes, permitindo que em tempo hábil a rota de aprendizagem seja reformulada junto a algum profissional, tornando-a mais efetiva.
  6. Revisar o conteúdo de modo imediato - com aulas diárias e um bom planejamento, após o horário do cursinho fica mais fácil de saber o que precisa ser revisado de maneira sistematizada e frequente. Torna-se menos complexa a sistematização de cada passo que precisa ser dado enquanto se prepara para o dia oficial das avaliações e isso não é um privilégio apenas de quem estuda no Curso Anglo presencialmente. No Anglo Play, os vestibulandos têm os mesmos benefícios e acessam uma jornada de qualidade. 

Gostou das vantagens de fazer um cursinho pré-vestibular, não é mesmo? Só que agora ficou em dúvida sobre o melhor momento para começar, é esse assunto que trataremos no próximo tópico. Vamos lá? 

Quando começar a fazer cursinho? 

Seremos bem diretos nesse ponto: quanto antes melhor! E por que afirmamos isso? Porque sabemos que há muito a ser feito durante a sua preparação se o seu objetivo for ser aprovado para a instituição escolhida na carreira que sempre sonhou em seguir. Então, não se pode perder tempo em relação a isso.  

É importante ressaltar que entrar em um cursinho pré-vestibular com mais tempo antes da prova ajuda a estudar com mais calma, porém não é uma sentença que quem começa mais tarde será reprovado nos exames. Existem casos e casos, a nossa recomendação é que você estude com tempo e calma, agora se isso não for possível e opte por iniciar no Curso Anglo apenas no meio do ano, saiba que há modalidades de ensino que podem o auxiliar a tirar o melhor aproveitamento dos seus estudos ao longo desse período. 

Para quem tem dúvidas, se já se matricula durante o ensino médio, a resposta é: depende. Caso você esteja com as notas em ordem no colégio, fazer um cursinho pode adiantar o seu processo e melhorar o seu desempenho nas provas; mas, se essa não for a situação, recomendamos que inicie seu curso apenas quando terminar o ensino médio ou no terceiro ano no momento que as suas notas estiverem organizadas e não exista o risco de ser reprovado. Vale pontuar que se as coisas estiverem difíceis na escola entrar em um cursinho pré-vestibular, em vez de ajudar, pode acabar o sobrecarregando e atrapalhando seu rendimento como estudante do ensino médio e do vestibular, ou seja, não existirão muitos benefícios. 

Bom, espero que não tenham sobrado dúvidas sobre as vantagens de fazer um cursinho pré-vestibular; mas, caso tenha ficado com alguma questão, leia “Por que fazer curso pré-vestibular” para entender mais sobre o assunto. E se tiver interesse em saber mais sobre a nossa modalidade on-line acesse o Anglo Play

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

5 motivos para fazer simulados

Podemos afirmar que para ser aprovado nos maiores vestibulares do país é necessário praticar muito. E nada melhor para essa tarefa do que realizar avaliações anteriores.

Leia mais

8 dicas para manter o foco nos estudos

Focar nos estudos para o vestibular nem sempre é fácil, principalmente, quando não foi construída uma rotina adequada. Assim, muitos vestibulandos têm dificuldades para manter....

Leia mais

5 dicas para ir bem no Enem 2022

O ano do Enem 2022 chegou e, junto a isso, cresce a preocupação com a preparação que precisa ser feita até o dia da prova. Alguns vestibulandos analisam as suas possibilidades de aprovação...

Leia mais

Como as fake news podem afetar os estudos?

Fake news tem relação com os estudos? Sim, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural e apoiar-se em fake news, pode prejudicar significativamente

Leia mais

Como ingressar na Unesp?

As opções de ingresso para a Unesp são por meio da realização das provas do seu vestibular tradicional e pelo processo seletivo Unesp-Enem.

Leia mais

Como ingressar na Unicamp?

A UNICAMP é considerada uma das melhores universidades da América Latina, segundo o resultado publicado pelo ranking latino-americano do THE.

Leia mais

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais