Como se preparar para a 2ª fase do vestibular do Einstein?

Postado 19 de dezembro de 2022

Uma das etapas do processo seletivo para ingresso no Instituto Israelita de Ensino Albert Einstein, além do tradicional vestibular de medicina, são as Múltiplas Mini Entrevistas, também conhecidas pela sigla MME. Essa prática é bastante comum em vários países do mundo, principalmente nos Estados Unidos. Entretanto, no Brasil, as MME do Albert Einstein suscitam muitas dúvidas entre os concorrentes a uma vaga nessa renomada instituição de ensino superior.  

As MME do Albert Einstein têm por finalidade examinar as habilidades e aptidões socioemocionais, capacidades comunicativas e de liderança, dentre outras que a Instituição entende como pré-requisitos para seus estudantes de medicina. O vestibular de medicina conta com essa etapa por considerarem essas características fundamentais para que os vestibulandos se  adequem ao curso de graduação da instituição, já que a metodologia empregada está centrada no ensino ativo, que coloca o aluno como protagonista de seu aprendizado. Outra razão para a escolha desse método avaliativo é o fato de que, um médico bem formado não somente deve ser hábil tecnicamente, mas também precisa de outros atributos, como habilidades socioemocionais.  

Acompanhe a leitura até o final para entender melhor como é a segunda fase do Einstein e conhecer o treinamento para MME oferecido pelo Curso Anglo. Vamos lá? 

 

O que é avaliado nas MME? 

Antes de mais nada, é importante esclarecer como funciona o processo seletivo para ingresso no Albert Einstein. O vestibular possui duas fases: a primeira avalia as competências acadêmicas por meio de prova objetiva e questões dissertativas, e corresponde a 75% da nota final. A prova conta ainda com 50 questões de múltipla escolha e 5 questões analítico-dissertativas. A segunda etapa avalia as competências pessoais necessárias à formação de um bom médico, e é feita com a realização das Múltiplas Mini Entrevistas. É importante saber que a segunda fase corresponde a 25% da nota final. 

As MME Albert Einstein avaliam sobretudo competências socioemocionais, por exemplo, compaixão, ética, comunicação eficaz, empatia, pensamento crítico, capacidade de desenvolver um bom trabalho em equipe, liderança e motivação. A faculdade de Medicina do Einstein busca identificar candidatos que tenham essas competências, uma vez que as considera fundamentais no dia a dia do curso de graduação e principalmente para o profissional médico que se pretende formar. Assim, a segunda fase do Einstein consiste em manifestar essas competências de modo sincero durante as Múltiplas Mini Entrevistas.  

Pensando em o ajudar a compreender melhor como é a segunda fase do Einstein, iremos expor em detalhes o que é analisado nas MME no próximo tópico. Acompanhe!

Como se preparar para a segunda fase do vestibular de medicina do Albert Einstein?

Como você já sabe, o Albert Einstein avalia mais do que apenas as aptidões acadêmicas dos candidatos. Isso quer dizer que a capacidade de ser um médico que realiza um atendimento humanizado, que vá além da mera prescrição de medicamentos ou exames, é de suma importância. Nesse sentido, as competências socioemocionais avaliadas na segunda fase precisam estar bem desenvolvidas, por isso uma boa forma de se preparar é aprimorar as seguintes características:  

  1. Ética: conjunto de princípios, normas e regras que devem ser seguidos para que se estabeleça um comportamento moral exemplar.

  2. Empatia: experiência pela qual uma pessoa se identifica com outra, tendendo a compreender o que ela pensa e a sentir o que ela sente, ainda que nenhum dos dois expressem de modo explícito ou objetivo o que estão sentindo.

  3. Comunicação eficaz: capacidade de se expressar de forma clara e objetiva, de modo que as informações sejam compreendidas facilmente.

  4. Compaixão: sentimento de simpatia com o sofrimento de outra pessoa, associado ao desejo de ajudá-la e confortá-la.

  5. Liderança: enfrentar situações difíceis de forma que consiga orientar os demais, ou um grupo, da melhor forma possível.

  6. Motivação: resiliência e capacidade de estimular a si mesmo e aos demais diante de situações complexas e espinhosas.

  7. Pensamento crítico: capacidade de elaborar, sistematizar e articular ideias entre si antes de formular conclusões.

  8. Trabalho em equipe: compreender a importância de todos os indivíduos de um grupo para a boa execução de afazeres.  

Ainda que você conheça as habilidades da segunda fase do vestibular do Albert Einstein, ao realizar o treinamento para MME do Einstein oferecido pelo Curso Anglo, você terá a oportunidade de a conhecer mais profundamente. Quer compreender melhor esse treinamento? Confira a seguir! 

Qual a importância do treinamento para MME? 

Pensando nas inúmeras dúvidas que o tema suscita entre os vestibulandos, o Curso Anglo irá realizar um treinamento para MME aberto para os alunos e ao público em geral. A psicóloga Bárbara Souza afirma que “por esse ser um modo de seleção ainda pouco conhecido pelos candidatos, fazer o treinamento possibilita conhecê-lo e evitar surpresas e imprevistos.” No treinamento para as MME, oferecido no Curso Anglo, o estudante terá a oportunidade de simular situações semelhantes às que encontrará na segunda fase do Einstein de modo que poderá se familiarizar com essa modalidade de avaliação. Durante o treinamento para MME, haverá a chance de treinar a habilidade de argumentação acerca de temas polêmicos que podem ser abordados na segunda fase. 

Você participará de uma live em que será orientado sobre quais são os procedimentos necessários para um bom desempenho nessa avaliação. Em seguida, ocorrerá uma mesa redonda com ex-alunos do curso Anglo que estão cursando Medicina no Einstein. Essa é uma excelente oportunidade para tirar suas dúvidas a respeito das MME, do curso de Medicina e da faculdade de maneira geral. Nos dias seguintes, teremos a simulação das Múltiplas Minientrevistas, que será realizada pelas psicólogas do curso Anglo, da qual você participará, recebendo um feedback ao final do processo. 

 

Lembre-se sempre de que o treinamento pode o ajudar muito, porque a melhor forma de se preparar é praticando! Não deixe de treinar sua capacidade argumentativa além de desenvolver suas competências socioemocionais ao longo da sua preparação. Para mostrar todas as suas qualidades no dia das MME, seja você mesmo, mantenha-se calmo e use todo o seu raciocínio. Bons estudos! 

Assine nossa newsletter

Newsletter