Como se preparar para os vestibulares?

Postado 31 de outubro de 2022

Manter uma rotina consistente de estudos, frequentar as aulas do cursinho pré-vestibular, resolver provas antigas de vestibulares, revisar, fazer simulados e resolver questões e por último, mas não menos importante, relaxar. Ufa! A rotina dos pré-vestibulandos é, quase sempre, extremamente extenuante e rígida. Por outro lado, ainda que muitos saibam daquilo que parece óbvio, ou seja, executar todas as tarefas que enumeramos acima, ainda existem muitas dúvidas quanto à preparação para o vestibular e à preparação para Enem ou se apenas realizar essas tarefas será suficiente.  

 

Acontece que, não basta assistir às aulas e fazer o que parece óbvio, é preciso ter um método para estudar de forma adequada e, assim, conseguir a vaga na faculdade escolhida. Se você quer saber como estudar com método e conseguir finalmente entender qual é a melhor preparação para o vestibular, confira as dicas que o cursinho Anglo preparou para você a seguir. Boa leitura! 

  
Qual o segredo para passar no vestibular? 

Muitos vestibulandos já devem ter se perguntado em algum momento como algumas pessoas parecem ter tanta facilidade para realizar provas e passar de primeira nos vestibulares mais concorridos do país. Certamente deve ter algum segredo misterioso que torna essa pessoa uma super-humana, com um raciocínio perspicaz e uma capacidade excepcional para responder questões de forma correta em tão pouco tempo… Será?
Na realidade, esses estudantes fazem exatamente o mesmo que praticamente todos os que estão matriculados em um
cursinho pré-vestibular. A grande diferença é que eles têm uma rotina de estudos muito bem planejada e a seguem com consistência. Sabem quais são seus pontos fortes e em que precisam melhorar, focando em estudar aquilo que é necessário nos momentos determinados. E por estarem bem preparados conseguem ter a serenidade necessária para realizar a prova e obter bons resultados.
 

Então, temos que lhe dizer que na verdade não existe uma fórmula mágica e única capaz de adequar-se à realidade de todos. A melhor maneira de garantir uma boa preparação para o vestibular é conhecer a si mesmo e suas necessidades. Somente trabalhando nisso conseguirá encontrar um método de estudo mais adequado para você, algo que é muito pessoal, razão pela qual deve ser personalizado. Ainda assim, existem algumas dicas universais infalíveis que, se executadas corretamente, sem dúvidas podem o ajudar na preparação para Enem e outros vestibulares. Essas dicas especiais elaboradas pelo cursinho Anglo estão logo a seguir, siga para o próximo tópico para aproveitar! 

5 dicas para ir bem nos vestibulares

Como já mencionamos, a preparação para o vestibular requer alguns métodos mais personalizados e envolve questões que vão muito além do cursinho pré-vestibular. Confira 5 formas de turbinar seus estudos e garantir a aprovação no vestibular ainda neste ano:

  1. Faça um cronograma de estudos: um cronograma de estudos nada mais é do que o seu grande guia. Sabendo quais matérias você vai estudar em determinados dias da semana, você terá menos chances de se perder nos estudos. A organização é o primeiro passo para conseguir estudar de forma mais consistente e assertiva. Para aprender como montar seu próprio cronograma de estudos, clique aqui e coloque em prática o método do cursinho Anglo. 
  2. Mantenha o foco em suas metas: depois de ter criado seu cronograma de estudos, não deixe de cumpri-lo. É óbvio que muitas distrações aparecerão no meio do caminho: amigos, notificação do celular, aquela conversinha boa… tudo isso é muito tentador e, algumas vezes, pode até ser saudável. É necessário fazer pausas e se distrair, mas é preciso também saber quando isso está o atrapalhando. A melhor forma de avaliar quando as distrações podem ser um problema é: estou deixando de cumprir o que foi estabelecido no meu cronograma para fazer isso? Se a resposta for sim, deixe essa distração para um outro momento e foque nos estudos! 
  3. Estude todas as matérias (inclusive as que você não gosta): um erro muito comum dos estudantes é deixar de lado aquelas matérias das quais não gostam para focar apenas no que os interessa mais. Isso é perfeitamente normal, já que, determinadas disciplinas que você estuda no cursinho pré-vestibular são da área que você escolheu para atuar. Apesar disso, é de extrema importância nunca deixar alguma disciplina de lado no seu cronograma de estudos, inclua todas elas nos planos de estudos semanais e certifique-se de que absorveu os conteúdos satisfatoriamente.  
  4. Pratique o método ativo de estudos: é bem provável que você já saiba que existem duas principais formas de estudos: o método ativo e o método passivo. Se você ainda não conhece as diferenças entre esses dois métodos e como eles podem te ajudar na preparação para Enem e em outras provas, você pode conferir em mais detalhes clicando aqui. Entretanto, o nome já é autoexplicativo: enquanto em um dos métodos você recebe conteúdos e informações passivamente, no outro você age, ativamente, de modo a adquirir ou consolidar conhecimentos. Desse modo, não basta só ler livros, apostilas e assistir a aulas, é preciso botar a mão na massa. Resolver exercícios, ensinar a matéria para algum colega ou explicar para si mesmo, elaborar seus próprios resumos e tentar formular questões de provas são excelentes exemplos de método ativo de estudos. Ao praticá-los, você sem dúvidas perceberá como os conteúdos ficarão mais consolidados em sua memória.  
  5.  Cuide-se (física e mentalmente): suponha que você montou um excelente cronograma de estudos, está focado em cumpri-lo, não deixa matéria alguma de lado e descobriu as vantagens do método ativo de estudos, porém não cuidou da sua saúde mental e física. Fazer isso, é como ser um maratonista que treinou adequadamente por um bom tempo, mas foi correr exausto. Então, para que você não desperdice todo esforço feito ao longo do ano, é importante que você descanse e cuide de seu corpo e do seu psicológico durante toda a preparação para Enem.Nós, do cursinho Anglo, esperamos essas dicas sejam úteis e que, ao colocá-las em prática, você consiga garantir a tão sonhada aprovação na faculdade. Até mais!  

Assine nossa newsletter

Newsletter