Enem: quais são as 5 competências cobradas na redação? - Curso Anglo

Enem: quais são as 5 competências cobradas na redação?

Postado 1 de fevereiro de 2022

 

Se você pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é importante saber que, além de um estilo de prova que exige muita leitura, interpretação de texto e resistência mental, a redação dissertativa-argumentativa cobrada possui algumas particularidades. Essas diferenças, ao compararmos às redações de outros vestibulares, ficam evidentes por meio das 5 competências que servem como critérios de avaliação do texto de cada participante que poderá alcançar a nota máxima Enem

Alguns estudantes descobrem tarde a relevância da redação do Enem na composição da nota final do exame, ela sozinha pode chegar a 1000 pontos (cada competência pode somar até 200 pontos), assim como cada área de conhecimento avaliada nas questões da prova. Por esse motivo, separe no seu planejamento de estudo um horário toda semana até o dia do processo seletivo para praticar produção textual. 

Para começar a compreender o que precisa estudar para conquista a nota máxima Enem, veja cada uma das 5 competências a seguir. 

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. 
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Então, olhando apenas para as 5 competências já dá para se ter um norte dos pontos que precisam ser aperfeiçoados ao longo da preparação para o exame. Nas próximas linhas vamos tornar mais claro tudo que você precisa aprender para produzir uma redação nota mil no Enem. Siga com a leitura! 

Como tirar nota máxima na redação do Enem? 

Na redação Enem, além de produzir no mínimo 8 e no máximo 30 linhas, para aumentar as chances de fazer uma redação nota mil será necessário observar se você: 

  • sabe aplicar as regras de gramática e de ortografia da língua portuguesa de maneira que o texto seja claro e a leitura seja fluida. Entende que quanto mais inadequações existirem, mais dificuldades o corretor terá de compreender aquilo que você escreveu e gostaria de dizer. 
  • interpreta com facilidade o tema a partir da proposta de redação Enem, que é composta de frase de comando temático e coletânea de textos. Consegue desenvolver com qualidade um texto dissertativo-argumentativo totalmente autoral, apresentando e defendendo o seu ponto de vista de maneira assertiva com base em argumentos verdadeiros e que possam ser comprovados por meio de conteúdos mobilizados das áreas de conhecimento estudadas durante o ensino médio. Além disso, se possui repertório sociocultural relevante sobre os mais variados temas que podem ser pedidos na proposta. 
  • ao escrever, consegue selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do seu ponto de vista. Isso significa que você precisa apresentar a ideia que defenderá de maneira clara e os argumentos que justifiquem a sua perspectiva sobre o tema a partir daquilo que foi assimilado da proposta de redação. Assim a clareza e a qualidade da sua produção estão relacionadas à seleção dos argumentos; à construção de sentido entre as partes do texto; à progressão temática, demonstrando que houve planejamento prévio da escrita e que as ideias desenvolvidas são organizadas, seguindo uma lógica; aprofundamento dos argumentos, evidenciando a relevância das ideias para a defesa do seu ponto de vista. 
  • constrói a sua redação nota máxima Enem a partir de uma organização lógica entre as partes do texto, elaborando frases e parágrafos que estabelecem entre si uma relação sequencial coerente, que proporciona interdependência entre as ideias. Isso fica evidente na leitura quando há um uso adequado dos recursos coesivos, principalmente, operadores argumentativos responsáveis pelas relações semânticas de igualdade, de adversidade, de causa-consequência, de conclusão etc. Cumprem esse papel algumas preposições, conjunções, alguns advérbios, locuções adverbiais, pronomes e expressões referenciais, ou seja, que referenciam algo que já foi dito no texto. Assim, os períodos e parágrafos ficarão articulados e cada ideia nova necessita estar relacionada com aquelas apresentadas anteriormente. 
  • Consegue propor uma intervenção ou solução que respeite os direitos humanos para o problema, ou problemas, que se destacou a partir do desenvolvimento do tema proposto. Vale lembrar que a temática proposta pelo Enem geralmente está associada a questões de ordem social, científica, cultural ou política. Desse modo, para produzir uma redação nota mil, mantenha-se atualizado sobre esses universos. 

Um ponto de destaque é que, nas últimas aplicações do Enem, desrespeitar os direitos humanos não leva mais o candidato a zerar a redação, porém impede que ele tenha uma redação nota mil, uma vez que ao desrespeitá-los terá a sua competência 5 zerada, ou seja, a nota não passará de 800 pontos. Portanto, esteja atento a cada elemento que evidenciamos. São eles que garantirão uma nota acima da média nacional dos estudantes que realizam o Enem. 

Ufa! Quanta coisa é indispensável para atingir a nota máxima Enem. Então, se precisar de mais dicas, acesse o texto “5 dicas para fazer uma boa redação”, do nosso blog. Temos certeza de que será um grande auxílio para dominar esse tipo de texto. 

Até mais! 

 

Assine nossa newsletter

Newsletter