Os 5 maiores erros do vestibulando - Curso Anglo

Os 5 maiores erros do vestibulando

Postado 11 de julho de 2022

Quando começa a se preparar para as provas que realizará no meio ou no final de ano, muitas vezes o vestibulando não se dá conta de que é preciso uma rotina de estudo bem planejada, muita disciplina e, não raro, todo o suporte que só um bom cursinho pré-vestibular pode garantir. Isso porque não saber conciliar estudos com a vida pessoal, não estudar o suficiente ou estudar além da conta até a exaustão e estudar apenas o que gosta são alguns dos exemplos de erros comuns entre grande parte dos estudantes.  

Há muitos percalços no caminho que o vestibulando pode evitar seguindo algumas dicas simples: foi pensando nisso que elaboramos este texto. Se você estuda por conta própria, se está pensando em fazer um cursinho pré-vestibular ou mesmo se já está a um passo de prestar o tão sonhado vestibular daqui a alguns meses e quer saber o que não deve fazer para aproveitar ao máximo os estudos, não deixe de ler o que preparamos! 

 

Quais os maiores erros cometidos ao estudar? 

  1. Quantidade não é qualidade: todos nós conhecemos algum vestibulando que jura de pés juntos passar 18 horas por dia estudando, que mal tem tempo para fazer qualquer outra coisa além de estudar. Ora, ter uma rotina de estudo não significa necessariamente não poder fazer qualquer outra coisa da vida a não ser estudar. Ao contrário, é planejando bem quais matérias, em que ordem e durante quanto tempo por dia você estudará que conseguirá otimizar seu tempo, ou seja, estudar tanto quanto precisa e descansando o suficiente para manter essa rotina até a realização das provas. Um corpo e uma mente cansados não vão longe, é preciso saber dosar as atividades para não acabar exausto a poucos passos de sua meta.

  2. Não realizar simulado de vestibular: outro equívoco bastante comum cometido por um vestibulando é não realizar pelo menos um simulado de vestibular de cada uma das provas mais concorridas do país para o curso pretendido. Se você pretende cursar medicina ou engenharia na USP, por exemplo, é fundamental estudar cuidadosamente as provas da FUVEST de anos anteriores. Num cursinho pré-vestibular, como o Curso Anglo, você encontrará não só essas provas como todo o suporte necessário de nossa equipe para incorporar mudanças significativas em sua rotina de estudo.

  3. Estudar apenas o que gosta ou com que tem mais facilidade ou dificuldade: todos os grandes vestibulares contemplam todas as matérias do Ensino Médio em graus equivalentes de dificuldade e complexidade. Um erro comum do vestibulando é pressupor que reforçando aquilo que melhor conhece garantirá mais pontos ou, por outro lado, tem de se dedicar apenas àquelas matérias em que tem maior dificuldade. Uma boa rotina de estudo mostra que o equilíbrio é fundamental, sobretudo, nessa hora e que é imprescindível tentar sempre garantir máxima pontuação em todas as áreas possíveis. A realização de um simulado de vestibular poderá mostrar seus pontos fortes e fracos, ou o que precisa ser mais aprofundado ou não. Nenhuma área, porém, deve ser negligenciada.
  4. Não cuidar da saúde: tão importante quanto estar bem preparado para a prova é estar bem física e mentalmente para fazê-la. Só uma rotina de estudo bem pensada evitará sobrecargas desnecessárias e negligências comprometedoras. O vestibulando que quiser chegar lá precisa saber dosar cada passo de sua rotina a fim de se preparar em todos os campos para alcançar a melhor performance.
  5. Falta de disciplina: vestibulares são eventos marcantes e decisivos na vida de qualquer vestibulando porque representam momentos fundamentais que exigem grande preparação para serem contornados, isso se justifica por serem exames difíceis. Fazer um bom cursinho pré-vestibular, assim como realizar ao menos um simulado de vestibular e incorporar em sua rotina de estudo uma série de outros elementos decisivos, como a disciplina e comprometimento, para essa hora tão importante é crucial.  

 

Agora que você já sabe os 5 maiores erros do vestibulando ao estudar, precisa entender o que fazer para melhorar a maneira que tem vivido a sua rotina de estudos. Não marca bobeira e já segue para o próximo tópico. Vamos lá? 

 

O que fazer para melhorar nos estudos? 

Pode parecer óbvio, mas a melhor coisa a fazer para melhorar nos estudos é… estudar! Sim: praticando dia a dia, colocando em ação essas dicas que trouxemos para se preparar adequadamente para as provas que você pretende prestar, além de fazer um bom planejamento de estudo. Ao se comprometer, com certeza, seguirá o melhor caminho para o sucesso no vestibular!  

É importante que você saiba que, durante o período pré-vestibular, você terá que abdicar de algumas coisas em nome de algo maior. Muitas vezes é impossível conseguir fazer tudo o que queremos e manter o foco nos estudos, principalmente se você for prestar algum vestibular extremamente concorrido.  

Por essa razão, neste momento, a sua rotina de estudo deve ser prioridade máxima. Busque formas de se manter motivado, porque esses são apenas alguns dos percalços, talvez os principais, que podem ser superados durante essa jornada para passar nos mais importantes vestibulares do país. E saiba que esse tempo dedicado aos estudos certamente será recompensado em um futuro bem próximo.  

Até mais! 

Assine nossa newsletter

Newsletter