Enem: quais os assuntos mais recorrentes?

Postado 4 de novembro de 2022

Qualquer vestibulando precisa estar o mais preparado possível para o que irá encontrar nas provas as quais irá realizar para disputar uma vaga no ensino superior. Não é à toa que professores do cursinho pré-vestibular e da revisão do Curso Anglo indicam que os estudantes pratiquem resolvendo provas aplicadas em edições anteriores do vestibular em questão, pois essa é uma boa forma de como estudar para o Enem. Com isso, não apenas irá compreender as características da avaliação, mas também descobrir conteúdos que frequentemente estão presentes na prova, ou seja, aqueles que costumam ser cobrados em anos diferentes de aplicação. 

Nesse sentido, podemos afirmar que no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é diferente, há os assuntos mais recorrentes no Enem. Pensando nisso, este texto vai facilitar os seus estudos e mostrar como estudar para o Enem, destacando os pontos frequentes que têm sido notados a cada exame. Vale ressaltar que saber os assuntos mais recorrentes do Enem apenas dará uma acelerada no seu processo, porém você deve aprender como estudar para o Enem para revisar todos os conteúdos do ensino médio independentemente de aparecerem na lista que criamos. 

Então, se você quer garantir que estudou os tópicos essenciais do exame, continue a leitura para não perder o que preparamos para os seus estudos. Vamos lá? 

 

Quais os temas mais recorrentes no Enem? 

Apesar de no manual do candidato existir a matriz de referência em que é listado tudo que o vestibulando precisa estudar para a prova e, também, a revisão do Curso Anglo, há aqueles temas que aparecem com maior frequência no Enem ao longo de suas aplicações. Pensando nisso, preparamos uma lista organizada por áreas do conhecimento — considerando as disciplinas de Ciências da natureza e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias — para o ajudar. 

  • Matemática: aritmética, porcentagem, geometria plana, razão/proporção, estatística, combinatória. 
  • Física: energia e transformações, circuitos elétricos, ondulatória (equação fundamental), calorimetria, potência térmica. 
  • Biologia: ecologia, genética, fisiologia animal e humana. 
  • Química: interações intermoleculares, reações orgânicas, eletroquímica. 
  • História: história do Brasil (Brasil república), história geral (Idade contemporânea, sobretudo séculos XX e XXI). 
  • Geografia: geografia do Brasil (questões relacionadas à economia agrária e urbana), geografia geral (geografia física). 
  • Sociologia: relações de poder, sistemas políticos, relações entre Estado e sociedade. 
  • Filosofia: filosofia moderna, temáticas contemporâneas. 
  • Linguagens: apreensão e compreensão de sentidos, intertextualidade e interdiscursividade, gêneros textuais, funções de linguagem, variação linguística. 

Agora que você já sabe os assuntos mais recorrentes no Enem, sem dúvidas, precisa aprender a estudar para essa avaliação. Então, segue para o próximo tópico que separamos as melhores dicas de como estudar para o Enem. Acompanhe! 

Como estudar para o Enem? 

Tão importante quanto saber os assuntos mais recorrentes no Enem é saber como estudar para o Enem. Pode parecer fácil para quem já faz cursinho pré-vestibular, mas manter uma rotina que funcione ao longo de toda a jornada de preparação para as provas não é algo simples. Dessa forma, separamos 6 dicas de como você pode fazer isso de um modo mais eficiente nessa reta final, além de participar da revisão do Curso Anglo. 

  1. Ouça podcasts: além das aulas do cursinho pré-vestibular, ouvir podcasts é uma excelente ferramenta de revisão, hoje há muitos conteúdos desse tipo disponíveis e gratuitos. Busque pelo tema que deseja estudar e verifique se as pessoas que apresentam os programas são fontes confiáveis, depois disso, é só aproveitar a “mãozinha” que eles darão para você. No Blog Anglo, há um texto que o ensinará a estudar com podcast.

  2. Assista a filmes: estudar com filmes é bem semelhante ao estudo com podcast, você precisa saber o tema que quer estudar e procurar bons filmes que tornarão mais claros os pontos principais do conteúdo.

  3. Crie um cronograma: se você estudou até aqui sem elaborar um cronograma, saiba que seus estudos poderiam ter sido mais produtivos com o uso dessa ferramenta. Por outro lado, ainda dá tempo de planejar como será essa etapa final de preparação.

  4. Pratique interpretação de texto: essa aqui é a dica mais simples que poderíamos lhe dar e que poucos vestibulandos entendem a importância. Treinar interpretação de texto é parte essencial para que você tenha um bom desempenho no dia do exame, pois todas as áreas do conhecimento precisam dessa habilidade para que as suas provas sejam resolvidas. Não perca mais tempo e estude interpretação de texto.

  5. Foque em revisões: se você está lendo este texto, provavelmente tem estudado ao longo do ano todo, inclusive no cursinho pré-vestibular, logo esse período deve ser reservado para que as revisões sejam feitas. Existem diversas técnicas para revisar, por exemplo, temos o mapa mental e responder versões anteriores da prova, mantenha o foco utilizando uma das estratégias, ou até mesmo as duas, que citamos.

  6. Reserve um tempo para você: mesmo que discorde, é uma necessidade do seu corpo se manter funcionando. Para isso, nada melhor que um tempo de lazer e descanso, uma parte do seu rendimento no dia da prova dependerá das suas condições físicas e mentias. Então, não se prejudique por não ter dado o devido valor às suas horas de sono e algumas horas de diversão sozinho, com a família ou com os amigos. 

O que você precisa fazer, já sabendo os assuntos mais recorrentes no Enem, é não perder mais tempo e começar hoje a colocar em prática as dicas que trouxemos aqui. Também não pode deixar de participar da revisão do Curso Anglo que, com certeza, potencializará os seus estudos nessa reta final de preparação para o Enem.  

Até mais! 

Assine nossa newsletter